segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MASSA FOLHADA da Sílvia Nicolau (Art e Culinária canal 20 Floripa) Fácil de fazer

Por ser uma massa neutra (leva sal e açúcar ), os recheios poderão ser doces ou salgados.

1/2 kg de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de sal
1/2 colher (sopa) de açúcar
320 ml de água gelada

Modo de preparo:
Em uma tigela coloque a água, o sal e o açúcar.
Adicione parte da farinha até formar uma massa pegajosa.
Coloque o restante da farinha sobre a mesa e despeje a massa.
Sove a massa até que tenha incorporado toda a farinha.
Cubra com um plástico e deixe descansar por uma hora.

Para folhar:
300 g de margarina especial para folhados
Modo de preparo:
Polvilhe a mesa com farinha, coloque a massa e abra em formato retangular.
Espalhe a margarina em dois terços da massa.
Cubra a metade da placa de margarina com a massa.
Feche a massa formando assim uma dobra de três. (1ª dobra)
Abra a massa novamente fazendo mais uma dobra de três. (2ª dobra)
Após o descanso abra a massa e faça mais uma dobra de três (3ª dobra).
Repita até completar cinco dobras de três.
Cubra com plástico e leve para a geladeira por uma hora.
Estique a massa com o rolo e corte no formato que desejar.
Pincele as bordas com água, aplique o recheio e feche o folhado.
Deixe descansar por vinte minutos na geladeira para que as emendas não abram.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido até dourar.
Caso não for utilizar toda a massa congele-a embrulhada em filme plástico.

BATATAS RECHEADAS À MILANESA " Ana Toscano" Temperando a vida

Ingredientes: 10 batatas médias. 1 xícara de muzarela picada. 1 xícara de presunto picado. 1 xícara de leite. 1 gema. 1 colher de sopa de amido de milho. Pimenta e sal a gosto. 3 ovos. Farinha de rosca. Como Fazer: Descasque as batatas e cozinhe em água e sal. Deixe-as firmes. Corte as batatas frias no sentido do comprimento. Cavar cada metade das batatas com o auxilio de uma colher. Reserve. Em uma panela junte o leite, o amido,o sal, a pimenta e a gema. Deixe engrossar. Acrescente a muzarela e o presunto picado. Recheie cada metade de batata com este creme. Passe clara de ovo ao redor de cada metade de batata. Junte as duas metades de cada batata recheadas. Reserve na geladeira por dez minutos. Passe então cada batata nos ovos batidos com uma pitada de sal e depois na farinha de rosca. Deixe na geladeira por uma hora. Frite em óleo de soja quente até dourarem.

domingo, 22 de novembro de 2009

GLACÊ DAS ANTIGAS( Saudades dos bolos antigos)

500g de margarina sem sal de boa qualidade, 12 colheres(sopa) de leite em pó e 1 lata de leite condensado. Em batedeira, coloque a margarina e o leite em pó. Vá colocando o leite condensado aos poucos com a batedeira ligada até ponto de glacê.

sábado, 21 de novembro de 2009

Pão de hamburguer da Palmirinha Onofre. TV CULINÁRIA


INGREDIENTES
- 1 kg de farinha de trigo - 1 xícara (chá) de açúcar - 1 colher (sopa) de sal - 100 g de margarina - 500 ml de leite - 80 g de fermento para pão - 1 gema para pincelar
MODO DE FAZER
- Em um recipiente coloque o fermento esfarelado e o sal. Mexa até obter um líquido. Reserve. - Em um recipiente coloque a farinha, reserve um pouco, açúcar e margarina. Mexa. - Adicione o fermento reservado, misturado com o leite morno. Mexe com as mãos. - Se necessário utilize a farinha reservada e sove sobre superfície lisa. Deixe descansar por uns 15 minutos. - Após descansar, modele uma bolinha. Acomode-as em assadeira untada e polvilhada. - Pincele a gema e polvilhe gergelim. - Deixe descansar até dobrar de volume. - Leve ao forno pré-aquecido em 150ºC por 15 a 20 minutos e a seguir, 180ºC para dourar.

CANELONI DE BANANA - TV GAZETA MULHERES


INGREDIENTES
- 2 bananas nanicas - 5 fatias de presunto - 5 fatias de mussarela - 1 caixa de creme de leite - ½ lata de leite condensado - 200g de queijo parmesão ralado e fresco - 1 colher (chá) de manteiga - 1 colher (chá) de canela em pó
MODO DE FAZER
- Descasque as bananas e as corte em bastonetes de 3 centímetros- Corte as fatias de queijo e presunto ao meio (no sentido da largura)- Enrole uma meia fatia de presunto e uma meia de mussarela envolto dos bastonetes e coloque-as em uma forma quadrada untada com manteiga- Misture o creme de leite, a canela e o leite condensado até ficar homogêneo e distribua esta mistura igualmente em cima dos canelones- Finalize com o queijo parmesão ralado e leve ao forno por 30 minutos à temperatura de 200C°- O prato harmoniza muito bem com carne vermelha e uma salada leve

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CACHORRO QUENTE DE FORNO ( Tudo de bom. O tempo quente é ótimo para que a massa cresça) A galera aprovou




250 ml de leite( só morno)
2 colheres(sopa) de margarina
2 colheres(sopa) de óleo

1 0vo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de sal
2 tabletes de fermento fresco 30 gr
500 gr de farinha de trigo aproximadamente

Dissolva o fermento no açúcar, acrescente o leite MORNO, o ovo, a.margarina, o sal e o óleo. Acrescente aos poucos a farinha até degrudar das mãos. Divida em 18 bolinhas. deixe descansar por 20 minutos

Recheio: 18 sasichas
1 sache de molho de tomates pronto
1 cebola ralada
1 pimentão vermelho pequeno picadinho.
Misture estes e prove o sal
mostarda se gostar

Preparo;
Com o rolo de macarrão, abra uma bolinha de massa. Coloque 1 salsicha cortada no comprimento sem separar. Coloque mostarda e molho seguindo o comprimento da salsicha. feche a massa bem legal, para não escorrer o molho ao assar. Deixe dobrar de volume, pincele gema e forno 200 graus pré aquecido. Quando dourar está pronto.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

ESFIHA SÍRIA- Da Palmirinha Onofre TV Gazeta( tv culinária) Palmirinha é 10










Aproximadamente 1 kilo de farinha de trigo 2 copos de água morna 1 copo de óleo 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sobremesa) de sal 1 ovo 2 tabletes de fermento para pão 1 gema para pincelar Recheio 1/2 kilo de carne moída 1 cebola grande picada 2 tomates picados sem sementes 1 xícara (chá) de hortelã Suco de 1 limão Sal e pimenta a gosto
MODO DE FAZER
Recheio Coloque a carne moída em um recipiente e tempere com sal, pimenta, hortelã picada, suco de limão, cebola e tomate. Misture. Deixa no tempero por cerca de uma hora (até pegar gosto). A seguir, escorra sobre uma peneira. Massa No copo do liquidificador coloque água morna, óleo, ovo e o fermento esfarelado. Bata e reserve. Em outro recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), açúcar, sal e a mistura do liquidificador. Mexa para se agregarem (se necessário, utilize a farinha reservada). Sove sobre a superfície lisa e enfarinhada. Deixe descansar por cerca de 10 a 15 minutos. Abra a massa com auxílio do rolo. Corte com cortador redondo. Empregue o recheio. Feche modelando a esfiha. Pincele com gema. Coloque uma assadeira retangular untada e polvilhada. Leve ao forno pré aquecido 180° c a 200° c por 15 a 20 minutos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PÃO ESTRELA (Comunidade "culinária receitas" post de Fernanda. A história dela é linda. Este pão sua mãe fazia p/ sustentar a casa.) Rende 2 formas.


Queridas(os)!!! Ficou muiiito bom. A.D.O.R.E.I. Apesar de tanta coisa escrita na receita, é tudo muito simples, os ingredientes aqui pedidos, geralmente temos em casa. Então, mãos à obra.
































1 xicara de leite 50 gramas de fermento(usei 4 tabletes de 15 g cada) pra pão 4 colheres de sopa de açucar 3 colheres de sopa de óleo 1 pitada de sal 3 gemas 3 claras em neve + ou - 500g de farinha de trigo PASTA: 150g de margarina 6 colheres de sopa de açucar CALDA: 1 xicara de leite 1 xicara de açucar gotas de baunilha. PREPARO DA MASSA: Esquente o leite até ficar morno, dissolva o fermento no açucar e misture o oleo, o sal e as gemas... e junte o leite... depois de misturado junte as claras em neve.Vai ficar uma espuma. Aos pouquinhos vá juntando a farinha de trigo e quando soltar das mãos mas, ainda estiver úmida , separe uma bolinha e coloque num copo de água deixando a massa crescer até a bolinha subir. PASTA: misture a margarina com o açucar até formar uma pasta.(reserve) Agora que a bolinha subiu (sinal que a massa cresceu), divida a massa em 4 partes. Abra com rolo (separadamente), 2 partes da massa, passe a pasta e enrole como rocambole (corte em 6) cada uma.(12 pedaços). Coloque em uma forma de anel (untada e enfarinhada) em posições contrárias.(um rolinho virado para dentro da forma e outro virado para fora) Repita o processo com as outras 2 partes da massa. Coloque estes outros 12 pedaços de mini rocamboles em outra forma untada e enfarinhada. Deixe descansar até dobrar de volume... coloque no forno pre aquecido 180° até ficar dourado. CALDA: junte o leite e o açucar e deixe ferver até ficar bem fininha e brilhosa sem precisar ficar muito tempo no fogo..uns 6 minutos fervendo já está bom. Desligue o fogo e junte baunilha a gosto. Jogue essa calda em cima dos 2 pães assados .. deixe esfriar e o sucesso é garantido...Ele fica molhadinho embaixo.. Fica delicado demais.. Façam e vale apena!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Alcatra calabresa ( Gentem, façam!! É muito boa. Segui à risca. Super fácil, hummmmmm...)

Receita do Mais você ( Ana Maria Braga)

Ingredientes- 10 batatas (tipo bolinha) pequenas
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- 1/2 xícara (chá) de vinagre branco
- 1 colher (sopa) de pimenta calabresa seca
- sal a gosto
- 1 peça de alcatra com +/- 1 kg
- sal, pimenta do reino e alecrim picado a gosto
Modo de Preparo1- Pegue 10 batatas (tipo bolinha) pequenas e fure cada uma com
garfo várias vezes (aleatoriamente) e coloque-as numa tigela.
Adicione a xícara (chá) de azeite, a xícara (chá) de vinagre
branco, 1 colher (sopa) de pimenta calabresa seca e sal a gosto e
misture bem. Deixe marinar por 2 horas.
2- Pegue 1 peça de alcatra (com +/- 1 kg) e com auxilio de uma
faca de ponta fina faça 10 furos e tempere com sal, pimenta do
reino e alecrim picado a gosto. Esfregue bem este tempero na
carne, inclusive dentro dos furos.
3- Em cada furo coloque uma batata bolinha (que foi temperada e
reservada acima). Envolva a carne em um papel manteiga untado com
margarina (ou manteiga) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus
por +/- 1 1/2 hora. Desembrulhe a carne e sirva-a com arroz a
grega e bouquet de folhas verdes.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

MÁRIO QUINTANA - Deficiencias

DEFICIÊNCIAS
Deficiente
é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco
é quem não procura ser feliz com o que possui
Cego
é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo
é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. Mudo
é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia
Paralitico
é quem não consegue andar na direção daquelas que precisam de sua ajuda.
Diabético
é quem não consegue ser doce
Anão
é o que não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
Miseráveis
são todos que não conseguem falar com Deus.

Escondidinho de bacalhau


Ingredientes-1 kg de bacalhau aferventado e desfiado
-1 1/2kg de purê de mandioca
-2 colheres de manteiga
-1 colher de alho amassado
-1 cebola finamente picada (reserve 2 colheres)
-1 xícara de azeitonas pretas picadas
-1 xícara de azeitonas verdes picadas
-1 pimentão vermelho bem picadinho
-1 pimentão amarelo bem picadinho
-1 vidro de leite de coco (200ml)
-1 xícara de leite integral
-1 colher de noz-moscada ralada na hora
-Sal, pimenta do reino branca e preta a gosto
-Queijo parmesão ralado para gratinar
-Cheiro verde a gosto
Modo de PreparoFaça um refogado com o bacalhau no azeite, alho e cebola.
Acrescente as azeitonas, os pimentões, um pouco de noz-moscada e
tempere a gosto com sal e pimenta e cheiro verde de sua
preferência.
Adicione ao purê de mandioca o leite de coco, a manteiga, a
cebola reservada, noz-moscada e tempero a gosto (sal, pimenta,
páprica, etc). Mexa bem ou se preferir, use a batedeira.
Reserve!
Num refratário untado com manteiga, disponha uma camada do purê
de mandioca e na sequência o recheio de bacalhau. Cubra com outra
camada de purê.
Polvilhe cheiro verde e queijo ralado. Leve para gratinar em
forno médio até corar! Sirva quente guarnecido com brócolis
puxado no azeite e alho.

Torta de frango à minha moda. Fica deliciosa!!! E a massa é crocante. hummmmmmmmmmmmmm



3 xícaras(chá) de farinha de trigo
1/2 xícara de margarina
1/2 xícara de óleo
1 gema
1/2 xícara de leite
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
sal a gosto
Misture tudo

Recheio: 2 peitos de frango cozidos com temperos habituais.
Desfie e acrescente azeitonas picadas. Use frio

Cobertura:
1 copo de requeijão
4 ovos
1 pedaço de queijo mussarela ou muçarela da nova ortografia Rsrsrs
Bater tudo no liquidificador

Monte assim:
Abra a massa em forma de fundo falso (25 de diâmetro)
Por o recheio e por cima a cobertura.
Forno 200 graus até dourar