quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PÃO DOCE...Do último domingo... 2 tranças

"Cada mão, um pão"

Olá, gente linda!

Este fiz para matar a vontade da galera. E quem não gosta de um  pão doce fofinho ,  com uma xícara café puro, com leite, ou ainda uma xícara de chocolate quente no café da manhã ou da tarde?  Os ingredientes são simples e temos em casa facilmente. Façam aí!! Vocês não vão se arrepender.



Vamos  à receita:

1 xícara de açúcar cristal  (X de 240ml)
45g de fermento fresco para pão (3 tabletes ) preste atenção na validade. Isso faz a diferença.
200ml de água (Temperatura ambiente)
200ml de leite(Temperatura ambiente)
100ml de óleo 
1 colher sopa de manteiga
1 colher chá de sal
1 ovo
Cerca de 750g de farinha de trigo que vai aos poucos 
Coco ralado opcional



Em uma bacia grande desmanche o fermento com metade do açúcar, despeje a água e junte umas 3 colheres de trigo misturando bem. Deixe por uns 10 minutinhos. Agora junte o leite, o óleo, o ovo, a manteiga, o sal e a outra metade do açúcar. Dê uma misturada e acrescente a farinha de trigo aos poucos até desgrudar das mãos. Passe para uma bancada enfarinhada e dê uma sovada deixando-a maleável . Divida a massa em duas partes.  Cada parte divida em 3 partes para trançar. Faça rolinhos e trance. Serão 2 tranças no total.

Enfarinhe uma assadeira, coloque as tranças e deixe descansar até que dobrem de volume cobertas com um pano limpo e livre de corrente de ar. Leve para assar em forno 180°C. Ao sair do forno pincele com calda de açúcar e salpique coco ralado

Calda:
1/2 xícara de açúcar 
1/2 xícara de água. Leve ao fogo até dar uma reduzida ou seja, uma caldinha mais grossa.

Obs: coloque uma bolinha de massa em um copo com água. Quando essa bolinha subir aguarde 15 minutos e é hora de ir para o forno que nem precisa ser aquecido por uns 45 minutos.