sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PÃO ESTRELA (Comunidade "culinária receitas" post de Fernanda. A história dela é linda. Este pão sua mãe fazia p/ sustentar a casa.) Rende 2 formas.


Queridas(os)!!! Ficou muiiito bom. A.D.O.R.E.I. Apesar de tanta coisa escrita na receita, é tudo muito simples, os ingredientes aqui pedidos, geralmente temos em casa. Então, mãos à obra.
































1 xicara de leite 50 gramas de fermento(usei 4 tabletes de 15 g cada) pra pão 4 colheres de sopa de açucar 3 colheres de sopa de óleo 1 pitada de sal 3 gemas 3 claras em neve + ou - 500g de farinha de trigo PASTA: 150g de margarina 6 colheres de sopa de açucar CALDA: 1 xicara de leite 1 xicara de açucar gotas de baunilha. PREPARO DA MASSA: Esquente o leite até ficar morno, dissolva o fermento no açucar e misture o oleo, o sal e as gemas... e junte o leite... depois de misturado junte as claras em neve.Vai ficar uma espuma. Aos pouquinhos vá juntando a farinha de trigo e quando soltar das mãos mas, ainda estiver úmida , separe uma bolinha e coloque num copo de água deixando a massa crescer até a bolinha subir. PASTA: misture a margarina com o açucar até formar uma pasta.(reserve) Agora que a bolinha subiu (sinal que a massa cresceu), divida a massa em 4 partes. Abra com rolo (separadamente), 2 partes da massa, passe a pasta e enrole como rocambole (corte em 6) cada uma.(12 pedaços). Coloque em uma forma de anel (untada e enfarinhada) em posições contrárias.(um rolinho virado para dentro da forma e outro virado para fora) Repita o processo com as outras 2 partes da massa. Coloque estes outros 12 pedaços de mini rocamboles em outra forma untada e enfarinhada. Deixe descansar até dobrar de volume... coloque no forno pre aquecido 180° até ficar dourado. CALDA: junte o leite e o açucar e deixe ferver até ficar bem fininha e brilhosa sem precisar ficar muito tempo no fogo..uns 6 minutos fervendo já está bom. Desligue o fogo e junte baunilha a gosto. Jogue essa calda em cima dos 2 pães assados .. deixe esfriar e o sucesso é garantido...Ele fica molhadinho embaixo.. Fica delicado demais.. Façam e vale apena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário