quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PARA UM LANCHE LEGAL: PÃO SOVADO... ESTOU NA VIBE DOS PÃES..

"Seja de verdade em tudo que você faz"

Oi, pessoal!
Meu pão sovado tá meio"tabajara" rsrs..
Explico:
Sabemos que pães devem ser sovados, né? Então. Fiz toda a receita como deve ser, porém, faltou uma boa cilindrada na massa(Esse pão pede isso) para ficar com textura mais parecida com a dos pães que compramos em mercados, padarias... O formato ficou legal, mas  vamos dar um desconto, né?  Afinal, é só mais um pão caseiro e nem todos tem um cilindro em casa. Beijos com carinho.

Para à massa:
1 copo americano de água 200ml
1 copo americano de leite 200ml
1 ovo
3 colheres sopa de açúcar
1/2 colher sopa de sal
10g de fermento seco para pão ou 2 tabletes frescos 30g
4 colheres sopa de banha ou manteiga em temperatura ambiente
4 xícaras + 1/2 de farinha de trigo aproximadamente.

Junte os ingredientes em um recipiente com 4 xícaras da farinha, Se preciso, acrescente o restante. Sove bem,, deixe fermentar, divida em 2 partes (Se você tem um cilindro passe e repasse à massa para ficar bem lisa). Eu não passei.
Abra em retângulo cada parte de massa. Enrole como rocambole sem deixar  bolhas de ar. Corte em 6  partes (os gomos) vire-os para cima e junte de 3 em 3 apertando as extremidades e parte superior. As fotos dão uma boa noção.. Deixe fermentar até dobrar pincelados com gema. Crescidos, faça um tralho profundo com estilete, gilete ou faca bem afiada sem separar no comprimento e asse até dourar em forno 180°C aquecido.

Obs: Use máquina de pão só para amassar ou batedeira de gancho caso prefira