segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

FRANGO ASSADO PRÁTICO (Da Rita Lobo)

"Crianças nós somos a vida toda, o que muda são os preços dos brinquedos."

Fala sério,  frango assado nunca sai de moda, né? Me lembro com saudade dos domingos em família onde sempre rolava um franguinho assado com uma bela macarronada.  Esse vi em um canal a cabo. É fácil e bem gostoso.


Ingredientes:


1 frango de 2 Kg


1 xícara (chá) de sal


1/4 xícara (chá) de açúcar


1 cebola


1 cabeça de alho


Modo de Preparo

1. Retire os miúdos do frango e guarde na geladeira ou no congelador. Eles não serão usados nesta receita mas podem ser usados em outras preparações, como farofa e caldo. 

2. Lave o frango e, com uma tesoura ou faca, retire o excesso de gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.  Passe limão para tirar o cheiro forte.

3. Para hidratar, deixe o frango num soro caseiro por 40 minutos: numa tigela bem grande, coloque o sal, o açúcar e misture bem. Coloque o frango na tigela e espalhe a mistura por dentro e por fora. Tempere também o peito de frango, sob a pele. 

4. Junte a cebola descascada e cortada ao meio. Cubra com água, tampe a tigela e reserve fora da geladeira. 

5. Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). 

6. Depois de hidratar, retire o frango do soro, lave sob água corrente para retirar o excesso de tempero e escorra por uns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango. Quanto mais sequinho ele estiver, mais crocante fica a pele. 

7. Coloque o frango seco em um refratário, junte 1 cabeça de alho cortada ao meio com casca e leve ao forno  200°C nos primeiros 15 minutos, abaixe o fogo para 180°C  e deixe assar até ficar "bronzeado"