segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

NHOQUE À BOLONHESA

"Sabe o que eu quero de verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela não poderia sentir a mim mesma."
.
600g de batata de casca roxa
1 gema
1 colher (sobremesa) de manteiga
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (e mais um pouco para enfarinhar a mesa)
sal a gosto

Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor ainda quentes. Deixe esfriar e junte o sal, a manteiga, a gema e a farinha e misture bem. Jogue bastante farinha na bancada e enrole a massa formando cordões (tipo uma cobrinha). Corte os nhoques e vá colocando numa superfície bem enfarinhada. Depois de pronto, cozinhe aos poucos numa panela funda (espagueteira) com bastante água e um fio de azeite, quando eles subirem já estarão cozidos. Escorra num escorredor ou peneira ou vá colocando direto no molho de tomate que deverá estar prontinho e quentinho esperando, ou como preferir


Molho:
Carne moída (mais ou menos 500 g)
Azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
1/2 xícara chá de vinho tinto seco 
Salsa a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
Molho de tomate da sua preferencia ( 1 sachê)
4 tomates  sem casca (pode ser desses em lata que já vem sem casca)


Com o azeite de oliva  doure o alho e a cebola junte a carne moída e deixe cozinhar. Acrescente a metade do vinho e deixe evaporar. Junte o molho de tomate, o resto do vinho, os tomates sem casca (triture bem na panela pra ficar amassadinho), uma pitada de açúcar, e água (mesma medida do molho talvez um pouco menos)  e o sal. Pimenta moída na hora e  a salsa. Espere reduzir (mais ou menos 30 min em fogo baixo).
Sirva quente com um bom parmesão.