sexta-feira, 22 de março de 2019

PÃO SIMPLESMENTE...cheiros...Lembranças... sabores...

"Que ninguém se engane: Só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."

Tenho em minha memória o cheiro de pão (rosca na verdade) assando em nossa casa em Brasília. Minha mãe fazia com 2 kg  de farinha para que eu e meus irmãos comêssemos à vontade. E quem chegasse em casa comia também. Hoje assando essa pequena receita  foi pura nostalgia. Oh, saudade!!
Beijo, 
Is

Esponja:
2 tabletes de fermento biológico fresco 30g ou 10g dele seco
5 colheres sopa de açúcar
1 xícara chá de leite (de 240ml)
5 colheres de farinha de trigo
Desmanche o fermento com o açúcar e acrescente o leite e o trigo. Termine de misturar e deixe fermentar uns 10/15 minutos. {Esse processo acelera a fermentação}

Massa: 
1 ovo grande
1 colher chá de sal
100g de manteiga
500g de farinha de trigo de boa qualidade {Pode ser mais um pouquinho} para dar ponto na massa que deve ficar macia.

Junte os ingredientes da massa à esponja. Lembrando que a farinha vai aos poucos. Dê uma sovada e deixe descansar uns 30 minutos. A massa deve ficar macia. Nunca dura. Assim(macia) seu pão ficará mais fofo e crescerá mais rápido. Modele seus pães como desejar. (Fiz 2 tranças) Dividi a massa ao meio e cada metade dividi em 3 partes enrolando cada parte como rocambole compridinho. Trancei e deixei dobrar o volume coberta com um pano dentro de formas de bolo inglês média. Ou use assadeira. Ligar o forno 180°C e assar até dourar. Pincele manteiga ao saírem do forno. Ou uma calda de açúcar. Não é necessário preaquecer o forno.

Medidas padrão: