"Quando é feito com AMOR tudo tem mais sabor"
Olá, pessoal!
Ultimamente, tenho usado banha de porco para cozinhar. Rola um papo que é mais saudável. Aí resolvi temperar a mesma para facilitar a minha vida, já que em casa eu mesma piloto o fogão. Uso no arroz, feijão, macarrão, carnes e também nos legumes.
Beijos,
Is.
Usei 1 pote de banha de porco 450g
3 a 4 cabeças de alho descascadas (Quanto mais melhor)
1 cebola roxa em pedaços
1 cebola branca em pedaços
1 talo de alho poró em pedaços
1/2 maço de salsa (Usei menos. O que tinha em mãos)
Em um processador coloque o alho, as cebolas, o alho poró e a salsa. Triture o máximo que conseguir. Junte a banha de porco e bata bem até que fique bem misturado. NÃO uso sal, pois coloco em pote com tampa no freezer e vou usando nas preparações. Apesar de congelar não fica duro demais. Caso queira tire do freezer antes um pouquinho, mas dá pra usar de boa. Quando faço tempero com alho e só um tiquinho de óleo para ajudar a bater congelo também, logo não precisa do sal pra conservar. A cor não muda, não corro o risco de salgar muito a comida e fica perfeito. Pode por pimentão, pimenta e até bacon cru na banha em questão. Vai depender do seu gosto.
Ah!! Para limpar o processador é só jogar água fervente, lavar com detergente e deu.
Penso que, antigamente era muito usada a banha de porco na confeção das refeições. No Alentejo/Ribatejo ainda se usa com alguma regularidade.
ResponderExcluirAcredita que eu tive um trabalho/profissão em que vendi ( e fiz ) muita banha de porco? Pois pode acreditar porque é verdade.
.
Feliz fim-de-semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Que bacana Ricardo! Acredito sim.
ResponderExcluirPura verdade.
Abraço
Obrigada, Mary,
ResponderExcluirpassarei por lá
bj